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    Provoc: um sonho realizado

    “A criação do Programa de Vocação Científica é simples e trivial. Nenhuma epopeia heroica. Talvez de interessante, tenha o componente afetivo, amoroso".

    "Eu tinha um parente, meu tio–avô, que apesar da diferença de idade foi um grande amigo. Chamava-se Eduardo Marques. Em 1907 defendeu tese, feita em Manguinhos sobre a estrutura da célula nervosa. Era o desenvolvimento dos trabalhos de Ramon y Cajal, que introduzira as técnicas da impregnação pela prata para o estudo do sistema nervoso. Depois foi professor de Microbiologia na então Faculdade de Medicina da Universidade do Brasil. Menino ainda, ele me trazia a Manguinhos, me mostrava os laboratórios, me falava sobre Oswaldo Cruz, Carlos Chagas, Henrique Aragão, Adolpho Lutz e outros do primeiro grupo do Instituto. Tudo aqui me encantava. E não somente as histórias que ele me contava das grandes descobertas da bacteriologia, como também a paisagem, e na paisagem, o “castelo da eterna sabedoria, no alto da colina sagrada”. Em Manguinhos, encontrei ainda colegas de turma sw meu pai na Faculdade de Medicina, como Gilberto Vilela, Gustavo de Oliveira Castro, José Guilherme Lacorte e Oswaldo Cruz, filho.

    Ora essa oportunidade rara, propiciada por ligações familiares, fizeram com que cedo ainda, em torno de 15 anos, eu já tivesse uma ideia clara e segura do que queria fazer na minha vida. Nessa época, me chegou às mãos, o clássico “Caçadores de micróbios”, de Paul de Kruif, que só veio a reforçar os meus sonhos de então.

    Quando eu era vice-presidente de ensino da Fiocruz, na gestão de Sergio Arouca, durante um final de tarde, passeando pelo bosque que liga a ENSP ao Castelo, essas lembranças de infância me vieram muito fortes, saídas lá do fundo da memória.

    Foi quando me veio a ideia propiciar a outros o que eu tivera por razões familiares. Criar a possibilidade para outros jovens, de verem de perto o que é pesquisa científica. De viverem o todo dia de um laboratório de pesquisa, e assim poderem fazer a sua escolha profissional. Levei a ideia a Arouca, que ficou entusiasmado. E assim demos início ao Programa. Em que pese a importância dos cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado, acredito que a pesquisa bse aprende fazendo. Trabalhando com um pesquisador mais experimentado, a quem se procura imitar e de quem aguenta as rabugices. Se for um bom pesquisador, vale a pena. Assim era meu mestre, José Rodrigues da Silva. Quantas vezes nos convocavam sábado ou domingo, para irmos “ao campo”, apanhar mosquitos ou confirmar a presença de moluscos planorbídeos, em determina área. E íamos com prazer. Nós estávamos aprendendo, e aprender é sempre bom".

    (Jornal Vox Poli - ed. ago/set/out 1998)


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    Primeira coordenação

    Ana Maria Amâncio e Delir Corrêa Gomes Maués da Serra Freire foram as primeiras coordenadoras do Provoc.


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    Primeiro convênio

    Em 13 de março de 1986, foi assinado o convênio com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e o Colégio de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-Uerj) se tornou a primeira escola a integrar o Programa de Vocação Científica, dando início a concretização do Provoc.


    Adesão da Fiocruz

    Instituto Oswaldo Cruz (IOC) e a Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp) foras as primeiras unidades técnico–científicas da Fiocruz a serem parceiras do Provoc.


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    Pioneiros

    A primeira turma do Provoc era formada por 13 estudantes do CAp-Uerj, 13 pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC) e um pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp).

     

     

     

     

     

     

     

     

  2. Mais parcerias

    O Centro Educacional Anísio Teixeira (Ceat) foi a segunda escola a assinar um convênio para integrar o Provoc.

  3. Segunda etapa

    A partir de 1988, foi criada a Etapa Avançado do Provoc, aprofundando o trabalho de iniciação científica com os estudantes.


    Mais Fiocruz

    Com a inserção da Presidência da Fiocruz no Provoc, a participação das unidades da Fiocruz no programa é ampliada.

  4. Mais um parceiro

    O Instituto de Comunicação e Informação Tecnológica em Saúde (Icict) também se torna parceiro do Provoc.

     

  5. Mais escolas

    O Colégio Metodista Bennett, o Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CAp-UFRJ), o Colégio Pedro II (Unidade Humaitá II) e o Colégio São Vicente de Paulo se integram ao Provoc.


     

    Ampliação na Fiocruz

    Mais duas unidades da Fiocruz aderem ao Provoc: o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos) e o Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos).

     

     

     

     

     

     

  6. Crescendo

    O Provoc ganha mais duas escolas: Colégio Pedro II (Unidade Engenho Novo) e Colégio Pedro II (Unidade São Cristóvão) e mais duas unidades da Fiocruz: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV)Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS).


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    Eventos Científicos

    Pela primeira vez, os alunos do Provoc participaram da Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE). Na reunião de 1993, a FeSBE elaborou um programa em caráter experimental, específico para alunos do Nível Médio de Ensino do Colégio de Aplicação da UFRJ e do Provoc, a fim de estimular os jovens para atividades de pesquisa na área Biomédica, com a participação dos estudantes no evento. Dois anos depois, essa articulação foi definida de forma oficial pelas Instituições envolvidas e, atualmente, é o projeto “O Jovem e a Ciência no Futuro”.

  7. Mais escolas

    O Colégio Pedro II amplia sua participação no Provoc com a adesão de mais duas unidades: Centro e Tijuca.

     

     

  8. Texto alternativo
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    Novos horizontes

    Com o apoio da Fundação VITAE (associação civil sem fins lucrativos, criada em 1985 e extinta em 2006, para apoiar projetos nas áreas de Cultura, Educação e Promoção Social), o Provoc iniciou o processo de descentralização para os Centros Regionais da Fiocruz e ampliou as atividades para outras áreas do conhecimento, como Química, Física, Matemática e Informática. Com esse projeto, a perspectiva era que o modelo viesse a ser assumido por outras instituições científicas situadas nas localidades.


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    10 anos do Provoc

    Em seus primeiros dez anos de existência, participaram do Provoc 311 estudantes e 108 pesquisadores.


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    Consolidando a identidade

    Como parte das comeorações dos dez anos do programa, foi realizado um concurso para escolher a identidade visual do Provoc.


    Ampliando os eventos científicos

    Pela primeira vez, os alunos da Etapa Avançado do Provoc participaram da Reuinão Anual de Iniciação Científica (Raic) da Fiocruz, encontro que tem como objetivo promover a troca de experiências entre estudantes e pesquisadores da Fiocruz, a partir da exposição de trabalhos de bolsistas de iniciação científica e tecnológica.

  9. Expandindo fronteiras

    A História ganha força no Provoc com a inserção da Casa de Oswaldo Cruz (COC).


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    Ampliação e Descentralização

    O Provoc assina convênios com o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) para área de Física, com o Centro de Pesquisas e Desenvolvimento (Cenpes/Petrobras) para a área de Química e com o Centro de Pesquisas Aggeu Maggalhães (Fiocruz Pernambuco).

  10. Nova coordenação

    Carlos Dimas Martins Ribeiro assume a coordenação do Provoc.


    Novos parceiros

    O Provoc amplia sua descentralização com a assinatura de convênios com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa)  e com o Centro de Pesquisas René Rachou (Fiocruz Minas).


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    Edição especial

    O Jornal Vox Poli publica uma edição especial sobre o Provoc, sistematizando relatos e reflexões do programa. Vox Poli foi um jornal temático que se propunha a discutir questões referentes a educação em Ciência e Tecnologia em Saúde no Ensino Médio. Na edição de agosto/setembro/outubro de 1998, a publicação trouxe o debate sobre o campo da educação em ciência a partir das reflexões de cientistas, educadores, alunos e profissionais da Saúde.


    Mais áreas

    Com a inserção do Instituto Fernandes Figueira (IFF) no programa, a saúde da mulher, da criança e do adolescente passam a fazer parte do universo do Provoc.

     

  11. Mais ampliação

    Com a assinatura de convênios com o Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz (Fiocruz Bahia) e com  a Pontifícia Universidade Católica do Rio De Janeiro (Puc-Rio), o Provoc continua se ampliando e descentralizando.


    Oficina de trabalho para troca de experiências
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    Troca de experiências

    Em novembro de 1999, a oficina de trabalho "O Provoc como modelo educacional de Iniciação Científica no Nível Médio de Ensino: avaliação da experiência de ampliação e descentralizção do Projeto Fiocruz/VITAE" possibilitou o debate das experiências sobre iniciação científica.

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    Nova coordenação

    Valber Frutuoso assume a coordenação do Provoc.


    Rede Pública

    Com o convênio com o Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (Ceasm), ingressa no Provoc o CIEP Professor César Pernetta, o que possibilita a inserção de alunos da Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro no Provoc. A entrada de alunos da Rede Estadual se deu através do estudo realizado pela pesquisadora Julieta Vallim de Mendonça, intitulado “Estudo da inserção de alunos de Ensino Médio da Rede Pública do Estado no município do Rio de Janeiro nas atividades de iniciação científica do Programa de Vocação Científica da Fundação Oswaldo Cruz”.

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    15 anos de Provoc

    O programa completa 15 anos de atividades com a participação de xx estudantes e xx pesquisadores.

  14. Nova coordenação

    Cristina Araripe assume a coordenação do Provoc.


    Memórias

    A partir de 2003, foi iniciada a publicação da série “Mémorias”, caderno de resumos que divulga os trabalhos desenvolvidos pelos alunos da Etapa Avançado do Provoc e que são apresentados na Semana de Vocação Científica.

  15. Consolidação na Fiocruz

    O Centro de Criação de Animais de Laboratório (Cecal) e o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (IPEC), atual Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI), se integram ao Provoc.


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    Lic-Provoc

    A EPSJV, após amplo debate de reestruturação, transforma seus setores em laboratórios. Nesse contexto, o Provoc dá origem ao Laboratório de Iniciação Científica na Educação Básica (Lic-Provoc), que tem por missão gerar, absorver e difundir conhecimentos na área da educação em ciências, tecnologia e saúde. Com a finalidade de promover a iniciação científica e contribuir para a melhoria da qualidade da formação de estudantes do ensino fundamental e do ensino médio, o laboratório organiza e coordena programas e projetos educativos que visam o desenvolvimento de ações integradas e estratégicas em educação em ciências.

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    Novas iniciativas

    O Provoc assume a coordenação nacional da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Obsma), projeto educativo promovido pela Fiocruz para estimular o desenvolvimento de atividades interdisciplinares nas escolas públicas e privadas de todo o país. Dentre os principais objetivos da Obsma, destacam-se o reconhecimento do trabalho desenvolvido por professores e alunos nas escolas e a cooperação com a divulgação de ações governamentais criadas em prol da educação, da saúde e do meio ambiente.

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    Seminário

    O "I Seminário Juventude e Iniciação Científica: Políticas Públicas para o Ensino Médio" discutiu a relação entre juventude, iniciação científica, programas e políticas públicas para o ensino médio. O evento debateu as mudanças envolvendo o acesso de jovens ao trabalho, a vulnerabilidade que atinge os jovens, as variadas condições para a formulação de projetos de futuro e o processo de escolha da profissão e da carreira cientifica, a inserção na universidade e no mercado de trabalho e as mudanças nas profissões e carreiras científicas. O seminário foi organizado pela EPSJV e a UFRJ.


    Provoc Bio Somar

    A EPSJV e Bio-Manguinhos iniciaram, em novembro de 2007, o programa Provoc Bio Somar. Nessa parceria, a Comissão de Responsabilidade Socioambiental de Bio-Manguinhos (Somar) propôs que os jovens participantes fossem estudantes e/ou moradores do Complexo de Manguinhos, baseando-se na missão da Comissão Somar de contribuir para o desenvolvimento sustentável do país por meio da participação social, em especial das comunidades em nosso entorno, promovendo a responsabilidade socioambiental, com apoio às iniciativas já existentes no âmbito de outras unidades da Fiocruz, e somando ações a fim de propiciar a criação de ambientes saudáveis, promotores de qualidade de vida e bem-estar social.

  18. Ampliação

    Por meio da parceria com o Redes da Maré, o Provoc ampliou a inserção de alunos de Ensino Médio da Rede Pública do Estado do Rio de Janeiro.


    II Seminário

    O "II Seminário Juventude e Iniciação Científica: Políticas Públicas para o Ensino Médio", em outubro de 2008, teve como objetivo manter a integração de instituições e centros universitários voltados para a pesquisa sobre juventude, programas de iniciação cientifica e políticas públicas para o ensino médio, além de conservar o debate e o intercâmbio entre o conjunto dos trabalhos vinculados ao tema.

  19. Internacional

    Realização do "Seminário Intégration des Connaissances et Application des Cadres Conceptuels”.


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    Lançamento de livro

    O livro "Juventude e Iniciação Científica: Políticas Públicas para o Ensino Médio" reúne artigos originados pelos seminários de mesmo nome, pormovidos pela EPSJV e UFRJ, buscando ampliar a troca de experiências entre pesquisadores e educadores voltados para os desafios enfrentados pelos jovens no âmbito do ensino médio. A publicação, organizada por Cristina Araripe Ferreira, Simone Ouvinha Peres, Cristiane Nogueira Braga e Maria Lúcia de Macedo Cardoso, também apresenta o Provoc, além de trazer debates sobre o ensino médio, políticas públicas para a juventude, escolha profissional e a formação dos jovens em ciência e tecnologia.


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    Observatório

    O "I Seminário de Pesquisa do Observatório Juventude, Ciência e Tecnologia: iniciação científica e trabalho" foi uma atividade inicial do Observatório, que teve como objetivo estabelecer o diálogo com pesquisadores de diversas áreas, de forma a delinear um campo de estudos que estabeleça a interface entre juventude, políticas públicas e ciência e tecnologia. No seminário, foi discutida a relação entre trabalho e iniciação científica.

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    25 anos de Provoc

    Na comemoração dos 25 anos do Provoc, foi lançado o Observatório Juventude, Ciência e Tecnologia e relançado o livro "Juventude e Iniciação Científica: políticas públicas para o Ensino Médio". Também como parte das comemorações, foi realizada a conferência "O estado da arte das pesquisas sobre juventude e os desafios para o Ensino Médio", com Paulo Carrano, professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF).


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    Observatório

    O Observatório Juventude, Ciência e Tecnologia nasce com a proposta de se articular com outros observatórios, principalmente aqueles voltados para o tema da juventude, no sentido de contribuir com o debate sobre políticas públicas que integrem as temáticas, fortalecendo o diálogo com outros grupos que trabalham a questão da juventude e abrindo espaços para que as políticas de ciência e tecnologia incluam a formação de jovens. Um dos propósitos fundamentais do Observatório é disponibilizar na internet as informações produzidas e os dados sistematizados.

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    Juventude Em Cena

    O Observatório Juventude, Ciência e Tecnologia produz o vídeo “Iniciação Científica no Ensino Médio: por que fazer?”, com depoimentos de jovens e pesquisadores do Provoc sobre como é feita a iniciação científica no Ensino Médio.

  22. Nova coordenação

    Cristina Maria Barros de Medeiros assume a coordenação do Provoc.


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    III Seminário

    Em novembro de 2013, aconteceu o III Seminário "Juventude e Iniciação Científica: Políticas Públicas para o Ensino Médio", com as palestras “Juventude e Escola: reflexões sobre a condição juvenil e o ensino médio”, proferida por Juarez Dayrell (Faculdade de Educação da UFMG) e "Panorama, desafios e perspectivas do PIBIC-EM”, apresentada por Lucimar Batista de Almeida (coordenadora de Programas Acadêmicos do CNPq). No encontro, foram debatidos os desafios da formação científica de jovens do ensino médio num contexto de mudanças relacionadas à escolarização e ao trabalho, além de políticas públicas estratégicas de programas acadêmicos ministeriais.

  23. Profissão Cientista

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    O Observatório Juventude, Ciência e Tecnologia lança a série “Profissão Cientista”, que conta a trajetória de seis pesquisadores da Fiocruz: Claudio Tadeu Daniel-Ribeiro (IOC), Jane Costa (IOC), José Augusto Nery (IOC), Lorelai Kury (COC), Márcia Chame (ENSP) e Márcio Félix (IOC). Os vídeos foram lançados durante a cerimônia de abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na Fiocruz. Os vídeos estão disponíveis no site do Observatório e podem ser utilizados por professores em sala de aula e em outros ambientes de ensino.

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    30 anos: o Provoc amadurece sem perder a juventude

    Para comemorar os 30 anos do Provoc, será realizado, de 25 a 27 de outubro, um seminário comemorativo e reflexivo sobre a trajetória do programa.

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    O Sonho Continua...

    “Quando efetivamente se acredita em alguma coisa, quer-se ver a continuidade do que se faz. E eu posso garantir que foi um dos momentos mais felizes da minha vida, ver que o meu ideal de juventude continua presente em novas gerações.”

    Luiz Fernando Ferreira