Sua história no Provoc

Comentários

Nívea Caroline

Tenho 23 anos e participei do Provoc em 2008. Para mim, foi um enorme aprendizado, visto que sempre tive vontade de conhecer e “explorar” o “mundo científico”. Fui orientada por Patricia Martins e Patrícia Jurgilas, no laboratório de Inflamação do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), no qual fui muito bem recebida pelos pesquisadores e alunos. Todo o aprendizado que tive dentro do laboratório me ajudou no desenvolvimento da escola e despertou novos conhecimentos. No dia em que participei da Jornada Científica foi um momento ímpar, quando pude compartilhar com colegas, professores, doutores e alunos tudo o que aprendi durante a minha participação no Provoc. Tudo o que vivenciei dentro programa foi de grande aprendizado e acredito ser uma grande oportunidade para nós jovens de conhecer não só a pesquisa científica, como também outras áreas que o programa nos oferece. Neste ano de celebração dos 30 anos do Provoc, parabenizo toda equipe por este trabalho de despertar em nós jovens o saber científico, químico, da comunicação, da história... enfim, todos saberes. Também gostaria de agradecer por toda atenção e carinho que recebi da equipe no período em que fui aluna e também pelas amizades que pude construir.

Balthazar da Si...

O Provoc foi, sem dúvida, o melhor projeto relacionado à escola em que participei, é observável o nível de independência e confiança que adquiri ao longo desse um ano. A forma em que você é colocado para fazer pesquisas te dá um pouco da ideia do que um pesquisador faz, suas funções, objetivos, metodologias, estratégias, etc. No geral, é uma experiência fascinante que, quando alguém tem a oportunidade, não deve deixar de fazer.

Antonio Carlo F...

Escrever algo sobre minha experiência no Provoc sempre será algo difícil. Mas, não no sentido ruim da palavra, e sim na dificuldade de expressar em poucas linhas uma história repleta de alegrias, amizades e conquistas construídas sobre muitos projetos, fichas e apresentações. Quando entrei no programa, vindo do Colégio Pedro II, eu era um menino sedento em saber “como as coisas funcionavam”. Sedento também em ajudar, entrei com expectativas altas e elas desde o primeiro momento foram correspondidas, seja pelo próprio programa quanto pelas pessoas envolvidas. O Provoc não só apresenta um mundo novo para jovens de diversos lugares, classes e religiões como também forma alunos melhores e, sobretudo, pessoas melhores. Agradeço a todos do programa pelo carinho e pela confiança de que nossos sonhos, sejam quais eles forem, são possíveis.